quarta-feira, 20 de setembro de 2006

2 - A gestão da água em Vendas Novas: deveremos estar preocupados?

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Porque tenho dúvidas, em relação ao novo (previsto) sistema de gestão da água em Vendas Novas?

Hoje em dia, dependemos quase em exclusivo das redes de distribuição de água geridas pelos municípios ou empresas municipalizadas. Há uma tendência para que isso mude, mas por enquanto é assim na maior parte dos nossos concelhos. Em Portugal, são actualmente 25 (vinte e cinco) os municípios que já entregaram a concessão da gestão de água a privados, mas existem apenas 3 (três) casos de parcerias público-privado na gestão de águas e saneamento, sendo a mais recente no concelho de Faro. Por outro lado, em algumas regiões do país já existem sistemas de gestão colectiva da água, ao nível não de cada concelho, mas de associações ou empresas regionais criadas para o efeito. Aliás, são os próprios governos nacionais e até mesmo a União Europeia, que incentivam a criação deste tipo de sistemas e os englobam nas políticas mais gerais sobre este sector.



Situação actual em Vendas Novas

Desde há muito, as populações do concelho de Vendas Novas não têm sentido o problema da falta de água, mesmo em períodos de seca. Os sistemas existentes são abastecidos através de captações subterrâneas, as quais apresentam níveis freáticos suficientemente elevados para garantir a sua estabilidade por um período alargado de tempo.

Sendo Vendas Novas favorecida por essa autêntica benesse da natureza, tem sido ao longo dos anos, a meu ver, algo distraída no que respeita à eficiência na gestão da água. Dito de outra forma (sem querer de alguma forma ferir quaisquer susceptibilidades nem procurar polémicas estéreis), em minha opinião não tem vindo a ser dada a devida importância, ao longo dos últimos anos, à necessidade de implementar um sistema que fizesse da optimização dos recursos um ponto fulcral da estratégia de gestão da água no concelho.

Isso levou a que, hoje em dia e tanto quanto consegui apurar, não se tenha verdadeira percepção sobre as perdas e os desperdícios de água no sistema instalado, nem um conhecimento específico e detalhado sobre a estrutura do respectivo consumo em Vendas Novas. Ao mesmo tempo, o modelo de gestão da água em vigor no concelho não se alterou de forma significativa, nem mesmo em tempo de democracia, deixando para trás alguns aspectos que o evoluir dos tempos, a meu ver, aconselhariam a adoptar em prol da racionalização e da eficiência da gestão da água no concelho. Os tempos de abundância no que respeita ao acesso à água, em que a escassez não espreita, não têm sido bons conselheiros.


Tipologia do sistema agora proposto para Vendas Novas

Um dos sistemas colectivos de gestão da água acima referidos é o da AMAMB(1), no qual está prevista a criação de uma empresa(2) de que farão parte, além daquela associação, também os municípios de Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Arraiolos, Mora, Estremoz e Vila Viçosa, e que ainda não entrou em funcionamento por dificuldades quanto ao financiamento comunitário ao nível do Fundo de Coesão e também porque, ao que julgo saber, pelo menos o município de Estremoz terá entretanto decidido afastar-se do sistema (há poucos dias, soube-se que a Assembleia Municipal de Estremoz já decidiu aderir a um outro sistema colectivo de gestão da água). Essa empresa a criar terá por objectivo a exploração e gestão do Sistema Intermunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento, ao nível da concepção, construção e aquisição de equipamentos, bem como a sua exploração, reparação, renovação e manutenção. Vendas Novas tem directamente apenas 3,91% do respectivo capital social original, sendo que 49% pertencem ao conjunto dos referidos municípios e 51% à AMAMB. A gestão de todo o sistema passará a ser feita a partir de Montemor-o-Novo, município que detém 22,73 % da divisão inicialmente prevista do capital social e onde ficará situada a sede da empresa. É permitida a futura cessão de quotas a entidades privadas, até um determinado limite e sob certas condições.


A minha leitura sobre as alterações propostas

Sobre o assunto em apreciação, a leitura que fiz (com base apenas nos poucos documentos acessíveis ao público), deixa-me algo preocupado quanto a diferentes aspectos desta problemática. Alguns, por se referirem ao próprio funcionamento da empresa, às eventuais entradas e saídas de municípios do sistema, e à forma como se fará a “transição” do pessoal que, em cada município, está actualmente afecto às tarefas que passarão para aquela empresa, não irei aqui abordar. Mas há dois aspectos que me merecem uma preocupação acrescida. O primeiro (o segundo aspecto será abordado no próximo texto), é porque fico com a sensação de que se está a criar uma espécie de super-estrutura regional que também não estará imune, antes pelo contrário, a influências políticas ao nível dos cargos de decisão.

Faço aqui um parêntesis para dizer que, normalmente, não privilegio a abordagem destas questões pela óptica política. No entanto, neste caso em particular, ao longo dos últimos dias em que tenho tentado perceber o que se passa neste sector da água, ganhei a forte convicção de que estamos perante uma estratégia de contornos essencialmente políticos. E porque é que digo isto? Por um lado, porque se trata, a meu ver, de uma estratégia de contornos que não me convence, especialmente por não estarem esgotadas as alternativas, por exemplo ao nível da melhoria da eficiência do sistema actualmente existente em Vendas Novas o qual sofre, mais uma vez do meu ponto de vista, de alguns males nunca ultrapassados. E cujo modelo de gestão poderia, no âmbito municipal, sofrer determinadas alterações tendentes à melhoria, a vários níveis, de todo o sistema actualmente implantado. Por outro lado, porque à luz da informação disponível e da forma como entendo estas questões, em minha opinião Vendas Novas não terá, objectivamente, razões efectivas suficientemente válidas para escolher o caminho agora proposto.

Nos últimos dias, tentei pensar sobre este assunto no sentido de perceber que outras razões poderiam justificar o caminho que está a ser proposto, ou melhor, que foi escolhido para Vendas Novas, no que concerne a toda esta problemática. Concluo, segundo o que me é dado observar, que esta estratégia não teria problemas de maior, não fora o caso de se tratar de alterações significativas ao nível de um bem que é de todos e cuja importância se antevê acrescida nos tempos vindouros. Concluo também que poderia estar a ser conduzida de forma mais esclarecedora do ponto de vista das populações. Mas essa é uma outra questão, que amanhã aqui tentarei abordar.


(1) Associação de Municípios do Alto Alentejo para o Ambiente
(2) Água Bem Público – Águas do Alentejo Central, EIM


Amanhã (5ª feira): Porque tenho dúvidas, em relação ao novo sistema de gestão da água em Vendas Novas? (continuação …)

Na Sexta-feira: Porque defendo a realização de um "Referendo Concelhio" sobre as alterações propostas quanto à gestão da água em Vendas Novas?

9 comentários:

Anónimo disse...

Para o ...dive

http://www.anmp.pt/anmp/div2006/docs/NossasAguas.pdf

jal disse...

Caro amigo,
em primeiro lugar gostaria de saudar a sua iniciativa de discutir este tema e a forma como o faz.
Relativamente a este post permita-me fazer uma questão: não estará a misturar sistemas em alta e em baixa?
A empresa intermunicipal a ser criada de acordo com a proposta existente seria destinada à gestão do sistema em alta, mantendo-se as baixas na competência directa dos municípios.
O que o sistema intermunicipal traria de vantajoso seria o proporcionar uma gestão mais racional do recurso, gerar economias de escala, manter a gestão da água no domínio público.

Deste modo, a nível municipal continuariam a ser trabalhadas soluções para a "baixa", enquanto que a nível supramunicipal se estaria a construir um sistema que permite racionalizar a gestão e suprir eventuais dificuldades em municípios mais afectados pela falta de água - gerando solidariedades regionais.

A meu ver esta solução proposta: criação de um sistema intermunicipal é a única que permite garantir a gestão pública, garantir níveis de eficácia e racionalidade, proteger os recursos, garantir um serviço universal e de qualidade.

A concessão das baixas ou a sua «empresarialização» não me parecem para já boas soluções.
Aliás, os resultados das concessões dos sistemas em baixa estão à vista um pouco por todo o País.
Os municípios têm aí um importante papel a desempenhar, seguindo três décadas de experiência acumulada nesta matéria onde sempre garantiram níveis de qualidade e quantidade.

jal
jazzfaztarde.blogspot.com

João Fialho disse...

Caro "jal".
Obrigado pela visita e pelo seu comentário.

Em primero lugar, devo dizer-lhe, tal como aos restantes amigos leitores, que ao longo destes últimos dias tive pena de não encontrar mais documentação acessível ao público sobre esta problemática.

Em todos os documentos a que consegui aceder, não é feita qualquer diferenciação que me permita concluir que as alterações propostas não se referem também à distribuição da água. E das várias conversas que tive, também tal não pude concluir. Assumo, no entanto, que até posso estar, eventualmente, errado. Já sabia que corria esse risco, mas preferi assumir essa possibilidade.

O que li, a este propósito, foi o seguinte: "A empresa a criar terá por objectivo a exploração e gestão do Sistema Intermunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento, ao nível da concepção, construção e aquisição de equipamentos, bem como a sua exploração, reparação, renovação e manutenção".

Foi com base nesta passagem que conclui pelo que acima lhe referi. Se conseguir aceder a mais informação e concluir no sentido do que refere, mencionarei esse facto aqui no blogue.

João Fialho disse...

Quanto às vantagens que refere este sistema iria trazer, a saber, "proporcionar uma gestão mais racional do recurso, gerar economias de escala, manter a gestão da água no domínio público", são três questões que importa diferenciar.

Por um lado, ainda não percebi que o tipo de gestão proposto traga uma gestão mais racional do recurso água. Tal será eventualmente verdade, mas só em comparação com o sistema actualmente instalado, talvez não em relação a outras alternativas no âmbito do próprio município, ainda não tentadas em Vendas Novas. Sobre isso, será bom lembrar que aqui em VN as questões da água têm sido desde sempre tratadas no âmbito de uma "Secção de Águas".

Quanto á vantagem de "manter a gestão da água no domínio público", bem, sobre isso, é fácil de ver que há melhores soluções para atingir esse mesmo objectivo, com o qual concordo, como já deixei claro no meu primeiro texto. Quando digo "melhores soluções" refiro-me não só ao que já deixei escrito, também a questões que irei evidenciar nos dois próximos (e últimos textos) textos.

Gostei da sua argumentação. Voltaremos, estou certo, a teclar aqui no blogue sobre esta matéria.

João Fialho disse...

Já me esquecia: gostei do seu blogue. As fotos são excelentes.

Anónimo disse...

Também dei um pulinho ao seu jazzfaztarde e gostei muito das fotos.

"flor"

jal disse...

Caro alentejodive,

Quando falo na gestão mais racional do recurso estou a pensar na possibilidade trazidas por um sistema regional: diminuição do número e da dispersão das fontes da captação, ajustes em função do estado (quantidade e qualidade) da água na sua origem, consituição de fontes de captação de reserva. Ou seja, o abastecimento de água tratado a um plano regional será tendencialmente melhor gerido - trata-se, também no plano ecológico, de uma questão de escala.

Existe uma mais valia que alguns não reconhecem - em 3 décadas, certamente com erros e dificuldades, os municípios foram em todo o país os construtores e os garantes dos sistemas de abastecimento de água, a experiência destas 3 décadas não deve ser desvalorizada, pelo contrário deve ser considerada como um patrimóio fundamental de aprendizagem, como ponto de partida para o futuro. Não existe no País quem melhor conheça o sector do que as centenas de técnicos municipais que por esse país fora trabalham nesta área - a opinião destes deve ser ouvida e considerada. Os Municípios não parecem ter esgotado as suas potencialidades e capacidades nesta matéria.

Gostaria, para terminar, de agradecer os comentários relativos ao jazzfaztarde.
Continuarei a acompanhar com interesse o seu pensamento sobre esta matéria

Anónimo disse...

Eu cá falo de forma mais simples :

O Partido Comunista á frente da empresa das águas é preocupante; onde manda o Partido Comunista é o que se sabe; os exemplos negativos são muitos.

João Fialho disse...

Caro "jal".

Não vejo que as populações do concelho tenham a mesma opinião (aquela que refere) sobre o que se entende por uma gestão mais racional. Eu compreendo o seu argumento, de base essenciamente económica, o qual desse ponto de vista é defensável. Mas diga-me lá, sinceramente, foi essa a razão que levou Vendas Novas a entrar neste sistema? Penso que sei a sua resposta (embora corra o risco de estar a ser algo presunçoso e, só por isso, apresento-lhe as minhas desculpas, ... embora me pareça que o essencial se mantém).

Tem toda a razão ao dizer que "existe uma mais valia .... (...) ... nesta matéria." Estou de acordo. Mas nada disso obriga a que Vendas Novas ou qualquer outro município opte por uma solução como a que está a ser apresentada. Poderemos estar a cometer um erro, dificilmente reversível, sem que as populações sejam ouvidas e em que, na sua quase totalidade (julgo não estar enganado) nem sabem o que se irá passar. Tem muito a ver com aspectos técnicos, eventualmente defensáveis (pelo menos nalguns aspectos assim será, sem dúvida), mas saberá melhor que eu que também tem muito a ver com uma estratégia de contornos essencialmente políticos, tal como é a minha convicção e referi isso mesmo explicitamente no post publicado no dia 20/9.

Ora, sendo uma questão política, poderá ser tratada na esfera política. Mas aí, as populações também devem ser ouvidas sobre uma questão tão importante para o seu futuro. Por último, deixe-me enfatizar o que disse quando escreveu: "Os Municípios não parecem ter esgotado as suas potencialidades e capacidades nesta matéria." De acordo. E Vendas Novas é disso exemplo. Foi por isso mesmo que escrevi a dada altura no post de dia 20/9, que "o modelo de gestão da água em vigor no concelho não se alterou de forma significativa, nem mesmo em tempo de democracia, deixando para trás alguns aspectos que o evoluir dos tempos, a meu ver, aconselhariam a adoptar em prol da racionalização e da eficiência da gestão da água no concelho".

Ou seja, existem as capacidades e as potencialidades, mas não se usaram ao longo de tantos anos, em que nada ou quase se alterou no sentido que ali refiro. E que a si também o preocupa, ou não teria escrito sobre uma "gestão mais racional do recurso".

Voltaremos a teclar, meu caro, pois ambos sabemos que o tema o merece.