sexta-feira, 6 de outubro de 2006

Pormenores no Jardim Público

.

Sem querer de forma alguma ultrapassar competências alheias, peço o favor a quem for responsável por estas coisas que, se houver essa possibilidade e se não for pedir demais, mande efectuar uma verificação aos vários bebedouros existentes no nosso Jardim Público. Alguns estão continuamente, e desde há algum tempo, a desperdiçar água. E aquele que está mais perto da "Ilha" apresenta vestígios de oxidação, o que também poderá aconselhar alguma manutenção.

Uma outra questão, que aproveito apenas por estar também relacionada com esses bebedouros, tem a ver com o facto de alguns terem sido alvo de vandalismo, tendo o mesmo acontecido numa das paredes das instalações de WC no mesmo Jardim Público e em alguns outros locais desse espaço. Tudo isto já aconteceu há muito tempo. Sobre esse assunto, permitam-me que aconselhe ter presente a estratégia (baseada na "
Teoria da janela partida", de James Wilson e George Kelling) utilizada com evidentes resultados práticos pelo então "mayor" de Nova Yorque - Rudolf Giuliany no combate aos pequenos delitos. Há exemplos de políticas postas em prática que vale a pena conhecer.

3 comentários:

MouTal disse...

"A sorte na actividade política dá muito trabalho".

Grande lição, a de Rudolf Giuliany.

Magnífico.

João Fialho disse...

Essa é mesmo a última frase do artigo que coloquei em link, da autoria de um académico nacional, de que agora não me lembro o nome.

Mas já tinha lido antes sobre esta teoria de que aqui falo (muito útil para combate a pequenos delitos), a última das vezes através do livro "Freakonmics - O estranho mundo da economia", de Steven Levitt e Stephen Dubner, um livro que aconselho vivamente.

bomdebola disse...

O alerta está dado. Não pondo em causa a veracidade da sua observação, parece-me haver aqui matéria suficientemente importante para que na primeira oportunidade se proceda à imediata reparação ou substituição desses bebedouros. Em nome da saúde das crianças (seus principais utilizadores) e da economia e racionalização da água que desta forma se desperdiça.

O que se lamenta profundamente é o vandalismo que ao que parece continua a grassar no nosso jardim público. Ainda retenho a imagem da destruição das grades de ornamentação e protecção das condutas de água imediatamente após a sua colocação. É tudo uma questão de civismo e de educação. Pode ser que um dia consigamos melhorar a forma de educar as nossas crianças e jovens.