quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

"Think global, act local" - 1

.

Este e os posts seguintes com o mesmo título, fazem parte de um todo. Os eventuais comentários em relação a qualquer um deles deverão ser deixados aqui neste post.

No "Atribulações Locais" temos colocado imensas fotografias que retratam, a grande maioria delas, uma parte significativa do que de bom Vendas Novas nos pode mostrar. Na barra lateral do blogue estão colocadas cerca de 100 dessas fotografias, que vão aparecendo aleatoriamente em grupos de 3, de cada vez que o amigo leitor visita este espaço. Com o tempo, iremos aumentando essa oferta.

Mas um blogue de carácter local, como este, também serve para outras coisas. Serve, por exemplo, para chamar a atenção para aquilo que julgamos estar mal, para algumas situações lamentáveis, ou simplesmente para alertar quem tem o poder de resolver determinadas situações. É neste âmbito que o presente texto se pode inserir. É a isso que reportam as fotografias e os casos concretos que hoje vos trago.

Com estas chamadas de atenção, tenham presente que não pretendo fazer críticas pessoais. Isso não cabe na minha maneira de ser. Mas aproveito, isso sim, para criticar uma parte do estado de coisas a que chegámos e o aparente desinteresse por parte de quem tem o poder para prevenir ou resolver estes pequenos casos. Pretendo igualmente, em relação a algumas das situações descritas, dizer que em minha opinião falta aplicar a pedagogia do exemplo. Exactamente porque os maus exemplos têm esta característica de se reproduzirem de forma assustadora. E o somatório de muitos pequenos maus exemplos, não será propriamente algo de que nos possamos orgulhar.

Noutra perspectiva, quero referir que há alturas para nos preocuparmos com as grandes questões relevantes do passado, do presente e para o futuro da cidade e do concelho. Vamos tentar abordá-las, oxalá o consigamos, no próximo mês de Janeiro. Mas há igualmente alturas para olharmos os pormenores, as tais micro-causas, aquelas coisas cuja solução tarda em chegar e que se arrastam de tal maneira que passamos a vê-las e a catalogá-las como "sem interesse".

Ora acontece que, para a vida dos cidadão comum, há alturas em que o que importa mesmo é resolver o buraco no passeio da sua rua, a lâmpada do candeeiro público, o edifício ou estrutura pública em degradação, as raízes das árvores perto de sua casa, o caixote do lixo que não há ...., que são deveras importantes, ou não, tudo dependendo do ponto de vista por que sejam abordados.

As situações aqui retratadas preocupam-me a mim. Não sei se também a si, em particular, num ou noutro caso. A mim preocupam-me, não porque sejam extremamente importantes, mas sim porque acontecem em locais onde passo diariamente, porque as vejo também no quotidiano e me questiono, sem compreender, que eventuais razões estarão por detrás deste aparente desinteresse em solucionar estes pequenos problemas, que perduram e se arrastam no tempo sem solução à vista.

Convido-vos a todos e a cada um em particular, caros amigos e amigas leitores, a fazer o mesmo e enviar-nos para publicação aquelas pequenas coisas de que tem conhecimento e que teimam em não ser resolvidas. Serão aqui publicadas com todo o gosto. Nos próximos dias, pretendo trazer aqui outros casos similares.

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente com as situações aqui apresentadas e acho mt bem que o sejam, no entanto tambem acho que os responsaveis do municipio promoveram recentemente uns encontros de população " gestão participada", onde se deveriam tambem ter apresentado estes problemas, porque era ai o local ideal para confrontar os responsáveis com estas situações! Agora aqui, quem me diz a mim que as pessoas responsaveis veem o blog???

No entanto bem hajam....

Anónimo disse...

Vivemos em Democracia e na Câmara existe um Gabinete de apoio ao cidadão e qualquer pessoa pode lá ir.Ou estarei a sonhar?

Anónimo disse...

Mas o que é que se passa no Auditório e Biblioteca Municipal ?
Obras?Reparações?
Um edifício recentemente inaugurado,mas sem placa?Que grande mistério!!!!!!!!!!