quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

"Think global, act local" - 2

.





















Por definição, uma biblioteca é um espaço de cultura. No caso da Biblioteca Pública de Vendas Novas, são jovens muitos, talvez mesmo a maior parte, dos seus visitantes e habituais utilizadores. Isso é muito bom.

A nossa biblioteca está actualmente em obras, as quais já decorrem desde há alguns meses. Talvez as situações retratadas nestas fotos sejam finalmente resolvidas no âmbito dessas mesmas obras. No entanto, decidi colocá-las aqui, uma vez que por enquanto ainda presenciamos estes três casos. E por, além disso, já durarem há imenso tempo, sem resolução.

As pedras amontoadas na esquina da biblioteca estão por ali nem sei há quanto tempo .... a situação da fachada lateral terá a ver com infiltrações e estará, eventualmente, a ser tratada nas obras a decorrer. Agora o que eu não consigo compreender, talvez eu seja esquisito com estas coisas, sei lá, mas de facto não compreendo como se pode deixar permanecer um grafity como o aqui retratado, à entrada de uma biblioteca pública, desde há ...... talvez mais de um ano, não?

A mim, que sou particularmente avesso a maus exemplos, embora por vezes também erre como todos fazemos uma ou outra vez e como é apanágio do ser humano, não consigo de forma alguma perceber o que vai na cabeça de quem for responsável por estas coisas, que não sei quem é nem isso me interessa particularmente, mas por certo alguém será, não consigo descortinar, dizia eu, que razões haverá para se deixar tudo como está. Ou seja, uma entrada de uma biblioteca pública com um acto de vandalismo visível e permanente, sem que alguém decida de uma vez pegar numa lata de tinta e resolver a questão. Não me parece que esta falta de decisão seja uma boa decisão.

É que, além de tudo o mais, isto já dura há muiiiiito tempo. E não acredito que fosse preciso mais de um dia para que a questão se resolvesse. Digo eu, sei lá. Quer-me parecer, sinceramente, que alguém anda distraído. Eu só não percebo porquê. E gostava de perceber.