sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Vandalismo no Anfiteatro do Jardim Público

.

."Think global, act local" - 7


















Estes são alguns dos vários exemplos de grafitys que existem, alguns desde há vários anos, no Anfiteatro ao Ar Livre do Jardim Público de Vendas Novas. Nesta altura do ano, este espaço é utilizado especialmente pelo "pessoal da 3ª idade", que ali se juntam para passar uma boa parte das suas tardes.

Ao longo dos anos, o Anfiteatro tem sido vandalizado por diversas vezes. Quase sempre através de pinturas feitas com recurso a tintas que dificilmente se conseguem limpar ou retirar definitivamente. Sei que em alguns dos casos os responsáveis camarários visitaram o local para se aperceberem da situação. Por algum motivo, a situação não foi resolvida. Segundo o que me foi dito, isso ter-se-á devido ao facto de ser necessária autorização dos autores do projecto, para que se modifique o tipo de revestimento/pintura daquela estrutura. Não sei se a razão será essa ou outra. A verdade é que tenho mesmo muita pena pena de ver aquele vandalismo ali patente, desde há demasiado tempo.

Seja como for, e independentemente das razões, algo vai mal quando uma edificação que é de todos, parte integrante dum jardim que é público, permanece vandalizada ao longo dos anos sem que nada ou quase nada se faça ou se possa fazer. É mais um dos casos em que não encontro justificação suficiente para que tal aconteça.

5 comentários:

Anónimo disse...

1-Os vândalos existem, e os seus selváticos actos estão bem patentes no excelente trabalho que nos tem vindo a apresentar “alentejodive”;

2-A prevenção contra os actos de vandalismo, a existir, está longe, pelo que nos é dado constatar, de alcançar os seus objectivos;

3-A reposição da normalidade, apagando todas as marcas dos actos de vandalismo, não é feita em devido tempo e, para além da péssima imagem, é um “convite” a que novos actos de vandalismo sejam cometidos;

Estas são as três principais premissas de um mesmo problema para o qual é preciso que seja encontrada, pelas entidades responsáveis, uma solução rápida, enérgica e eficaz.

Anónimo disse...

Bom trabalho.Comentar para quê se as imagens falam por si !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

A Juventude Comunista em tempos pintou o muro do jardim pra divulgar uma iniciativa em Èvora.

Pró Presidente da Câmara na altura desculpou a JC porque foi uma forma de liberdade de expressão.....

Anónimo disse...

Esta do Álvaro Vasco não percebi lá muito bem.Pode-se explicar melhor?

Anónimo disse...

Eu tambem me lembro, foi durante a campanha eleitoral.

Raposas velhas não perdem tempo. Apagaram logo no outro dia! Sem levantar ondas claro...