terça-feira, 2 de janeiro de 2007

A minha visão sobre a evolução recente de Vendas Novas

.
Vendas Novas evoluiu muito desde a criação do concelho, em 1962. A partir daí, passaram a existir melhores condições para o desenvolvimento económico local. Foi por essa altura que aqui se instalaram as primeiras fábricas de componentes para o sector automóvel, as quais trouxeram um extraordinário aumento da criação de riqueza e da oferta de trabalho no concelho.

A minha experiência pessoal em Vendas Novas dá-se apenas a partir de 1983. Desde aí, muito aconteceu. Nem todos os aspectos relevantes cabem num post como este, mas vale a pena realçar alguns. Vejamos.
  • A vila de então cresceu em tamanho e transformou-se em cidade, decorria o ano de 1993. Não senti que a passagem de Vendas Novas a cidade tivesse qualquer consequência prática no quotidiano das populações. Vejo esse facto mais como uma eventual questão de auto-estima. Não mais que isso.
  • Por outro lado, Vendas Novas consolidou o seu desenvolvimento através da implementação do Parque Industrial. Sem dúvida, uma das melhores iniciativas públicas locais nos últimos anos. Devo dizer que, na época, duvidei do êxito do modelo adoptado. Enganei-me. E ainda bem que me enganei. O êxito da iniciativa veio dotar a cidade de infra-estruturas que ajudaram em muito a aumentar a oferta local de trabalho, o valor acrescentado no concelho e o rendimento das famílias residentes. Isto aconteceu especialmente ao longo dos anos 90 do século passado, também em consequência do bom período de crescimento económico então verificado, de que Portugal e Vendas Novas necessariamente aproveitaram.
  • Esses factos, aliados à boa conjuntura económica, proporcionaram um aumento da capacidade de consumo, com evidentes consequências ao nível do comércio local. Foi um período de instalação de novas unidades de consumo, designadamente na restauração e no comércio a retalho. Isso também ajudou o bom desempenho do mercado de trabalho local.
  • Nas últimas quatro décadas, mas muito especialmente nos últimos 20 anos, o parque habitacional instalado aumentou de forma muito significativa, designadamente no que respeita à habitação própria, em interligação com o crescimento da população residente e a maior facilidade no acesso ao crédito à habitação, que se verificou na última década do século XX. Por esta via, o sector da construção civil ajudou ainda mais a dinamizar a economia local, em face da seu conhecida característica de locomotiva do conjunto da actividade económica.
  • Foram melhoradas ou acrescentadas as infraestruturas e os sistemas concelhios de saneamento, distribuição de água, iluminação e telefones, a exemplo do que aconteceu por todo o país.
  • Aumentou igualmente a oferta de infra-estruturas públicas de ensino, aspecto imprescindível para o desenvolvimento equilibrado de qualquer região. O mesmo aconteceu no desporto, que tem constituído outra forte aposta pública local. Neste particular, Vendas Novas soube aproveitar boa parte das ajudas disponíveis através dos diversos Fundos de Financiamento Nacionais e Comunitários. Isso foi, a meu ver, bastante positivo.
  • Em certa medida, manteve-se a oferta pública de saúde. Antes existia um Hospital, agora há um Centro de Saúde com Atendimento Permanente. Além disso, aumentou em muito a oferta local de cuidados de saúde privados. Hoje em dia, existem na cidade algumas “Clínicas” e diversos “Consultórios”, mantidos exclusivamente por privados. Muitos mais do que há 20 ou 30 anos. Desse ponto de vista, melhorou o acesso a serviços de saúde.
  • A oferta pública de serviços acompanhou, em parte, esta evolução. Em consequência, ao longo dos últimos anos os vendasnovenses passaram também a ter acesso a diversos equipamentos novos de âmbito cultural, desportivo e de lazer. São, naturalmente, aspectos positivos a ter em conta na evolução recente do concelho.
  • A rede viária local cresceu em dimensão, acompanhando o grande aumento do parque habitacional. Isso trouxe maiores facilidades nas deslocações internas. Com os consequentes problemas acrescidos no trânsito, em virtude do incrível aumento do parque automóvel local (mais de 3000 veículos no concelho), que acompanhou a tendência verificada no país.
Vendas Novas é, hoje em dia, uma cidade dinâmica que aparenta um razoável/bom desenvolvimento industrial e mantém um elevado potencial de crescimento aos mais diversos níveis. Mas claro que nem tudo são aspectos positivos. O que é natural. O tipo de evolução aqui verificada nas últimas décadas fez vir ao de cima alguns problemas. E acrescentou outros. Mas que são, muitos deles, problemas de crescimento. No entanto, alguns aspectos merecem, a meu ver, uma abordagem mais cuidada ao nível dos poderes decisórios locais, em abono do nível de competitividade do próprio concelho e da melhoria das capacidades e da qualidade de vida dos cidadãos residentes.

Não pretendo abordar hoje aqueles aspectos que considero menos conseguidos ou ainda mal resolvidos, no que concerne à evolução recente de Vendas Novas. Posso, no entanto, adiantar que me preocupa o facto de a cidade continuar, desde há longo tempo, sem um desígnio que obedeça a uma estratégia concertada e em que a comunidade se sinta envolvida. Tal como me preocupa a existência em Vendas Novas de uma acentuada divisão de contornos político-sociais, com evidentes consequências a vários níveis na comunidade local. Bem como a manifesta falta de dinamismo da chamada sociedade civil e a persistência de uma, a meu ver, excessiva dependência de poderes instituidos, no que respeita a uma franja significativa da nossa população.

Isto, e algo mais, ficará para outra ocasião. Vários outros aspectos que se observam no nosso concelho podem ser considerados positivos ou negativos, melhor ou pior resolvidos, consoante o ponto de vista pessoal e os pré-conceitos subjacentes a cada observador. Estes são alguns dos que tenho observado.

João Fialho
02/1/2007

19 comentários:

Anónimo disse...

Pois eu também gostava de escrever as minhas opiniões, mas porque carga d'água tem que ser identificado?

Anónimo disse...

Acho muito bem que seja!

Já agora, gostava de dar os parabéns ao Alentejodive por este texto! Um texto bem redigido, com uma opinião clara e preceptivel para todoaqueles que o lerem!
Tem também este texto a "virtude" de se um texto imparcial e que lança algumas questões para debate, que poderiam ser comentadas no ambito desse mesmo debate, um debate em que se procurasse dizer o que está bem, o que está mal e apresentar soluções! Posteriormente estarei disponivel para mais algum comentário caso este post mereça, ou melhor, tenha, porque merecer, merece, tantos comentários como outros post que aqui foram incluidos e que não mereciam tanta discussão!

Anónimo disse...

Acho que o autor se esqueceu da Indústria Corticeira ,que foi muito importante e ainda é hoje em dia ,no desenvolvimento do concelho.

Anónimo disse...

Parabéns pelo seu artigo no entanto há ainda a referir mais alguns factores dinamizadores do concelho de Vendas Novas tais como:

--Os militares do Exercito, Marinha e Força Aérea que se estabeleceram em V.Novas;

--A criação de todos os níveis do ensino secundário,levaram muitos professores a radicarem-se no concelho;

--Os incentivos à agricultura e pecuária;


--O poder das autarquias como empregador de muitos postos de trabalho;

Mais uma vez parabéns pela sua iniciativa.

Anónimo disse...

Então e o Caminho de Ferro, não foi também importante? E porque está a esquecer o papel dos autarcas no desenvolvimento da cidade? Será um esquecimento deliberado?

Anónimo disse...

Se não é de proposito parece.

Anónimo disse...

E os CHINESES?
O comércio está a ir todo para eles e
até ja existe em Vendas Novas uma nova rua:
-A RUA DE XANGAI

penso eu de que!.....

Anónimo disse...

Pois...pois... Vendas novas é o paraíso na terra; aliás quando estamos em Vendas Novas nem parece que estamos no Portugal sub-desenvolvido.

E isto é ainda assim tendo os sucessivos governos prejudicado Vendas Novas da maneira que os esclarecidos votantes sabem.....

Anónimo disse...

Este comentário vale, pela honestidade e frontalidade, do pseudónimo autocrítico escolhido pelo seu autor…
Ainda há gente que reconhece aquilo que é e não tem pejo nenhum em, publicamente, se auto adjectivar…

João Fialho disse...

Assim, não!

Ou assumimos que somos adultos e nos comportamos em conformidade, ou teremos que reequacionar a forma como tratamos determinado tipo de comentários.

Quem não souber comportar-se, agradeço que faça um esforço e evite comentar.

Anónimo disse...

Fiquei a conhecer melhor o desenvolvimento e crescimento de Vendas Novas descrito, a par e passo, por quem se interessa por esta terra, neste caso, o mentor deste blogue.
Para quem, como eu, saiu de Vendas Novas há uns largos anos, ainda VN não era concelho e pouco ou nada progredia, hoje pode-se dizer que atingiu um grau de desenvolvimento bastante considerável.
Só tenho um reparo a fazer e que me desgostou profundamente.Refiro-me ao centro da cidade. De um lado a EPA, a Igreja e a Câmara Municipal, mostrando cara lavada, do lado oposto, a maioria das casas baixas e altas numa total degradação que não abona em nada a cidade. Há outros edifícios como o ex-externato, conhecido por Cabanas/Cubatas, a casa onde viveu o Dr Salvador, as casas da rua da estação, etc...etc. que se encontram num grande abandono.
Se calhar os donos desses imóveis já não existem, mas urge fazer alguma coisa.
Na minha visita recente vi muitos espaços bonitos e ainda bem!

Anónimo disse...

Encontrei uma pessoa com dificuldades em encontrar a Rua dos Bombeiros Voluntários em Venda s Novas.
Tentei ajudar mas fiquei deveras surpreendido!....
Gostava que alguem me ajudasse a desvendar este misterio:

--Onde começa e onde termina a Rua dos Bombeiros Voluntários?
Parece que faltam placas com o nome.

Anónimo disse...

O anónimo das 10:31 tem razão:
-O Largo dos Bombeiros Voluntários tem uma placa;
-A Travessa dos Bombeiros Voluntários fica longe,junto do Centro de Saúde( !!!!) e tem placa;
-Aonde param as placas com o nome de Rua dos Bombeiros Voluntários???
E já agora como se chama a Rua onde está o Nucleo do Sporting Clube de Portugal? Quem pode dar uma ajuda?

Anónimo disse...

Não percam tempo com essas coisas.Tratem mas é de saber quando têm de ir vacinar os vosos cães e gatos de acordo com o Edital que mandei afixar nos locais do costume .

Anónimo disse...

Estamos à espera que morram mais uns comunistas para darmos nomes às ruas em falta.
Tenham paciência!!!

Anónimo disse...

Onde param as Placas Toponímicas da Rua dos BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS ???

Anónimo disse...

A rua tem nome nos mapas da cidade mas a questão principal e a critica pretende ser construtiva,é que não há placas com o nome da rua,não se sabe onde começa nem onde acaba e julgo que isto tem a ver com a Junta de Freguesia e não com a Câmara.

Anónimo disse...

Passei por lá e realmente Placas com o nome da dita rua não existem!
Como diria o reporter já falecido:

" -E esta,heim?"

Anónimo disse...

Em relação ao anonimo do dia 14,12:38,o problema não é esse.
A rua nos mapas tem nome,mas se for lá ver não há:
-----Placas com o nome;
-----Não se sabe onde começa ou onde acaba;
-----Passa por tres cruzamentos;
----Tem uma mini-rotunda com 4 sinais de trnsito e ainda nao foi ajardinada ,tem terra tipo saibro,e é uma das entradas "nobres" para a Igreja;

A Junta de Freguesia deve ter uma palavra a dizer.
Ainda por cima mandam nos Bombeiros.
Sr. ....presidente da Junta ponha lá as placas com os dizeres:

..RUA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS