quarta-feira, 23 de maio de 2007

Curiosidades à volta de Eleições Autárquicas em Vendas Novas


Olá, caros amigos leitores.

A propósito dos resultados das Eleições Autárquicas para a Câmara Municipal que já se realizaram em Vendas Novas em tempo de democracia, venho deixar-vos assunto para pensarem, se estiverem dispostos a ocuparem um pouco do vosso tempo. Sabiam que:

  • entre as eleições de 1985 e de 2005, a Abstenção "ganhou" mais de 2500 eleitores (isto é, "não-votantes")?
  • se considerarmos só a década de 80 (entre as eleições de 1982 e de 1989), a abstenção quase duplicou (+1559), o que correspondeu a um aumento de 98%?
  • nas eleições de 2001 abstiveram-se mais 2527 eleitores (+159%) do que tinha acontecido 2 décadas antes (em 1982)?
  • nas últimas 5 eleições, a abstenção foi sempre acima de 3000 eleitores inscritos? e nas últimas 3 eleições, foi sempre acima dos 3800 inscritos? e nas últimas duas, foi superior a 4000?
  • a Abstenção tem tido uma tendência de grande crescimento? foi de 18% no princípio dos anos 80 do século passado, 32% no início dos anos 90 e 41% no princípio deste século?
  • do aumento dos número de Eleitores Inscritos entre 1976 e 2005 (+1617) apenas 8% integraram o aumento do número de Votantes? e que os restantes 92% (+1487) foram aumentar a Abstenção?
O amigo leitor, ou leitora, acha tudo isto normal ou nem por isso? Em sua opinião, estamos a seguir a tendência geral do país, ou vê diferenças no caso de Vendas Novas? Julga que ainda pode piorar, ou antes pelo contrário? Pensa que está bem assim, ou algo poderá vir a ser mudado? Nesse caso, vê alguém (pessoas ou instituições) bem colocado(s) para incentivar uma mudança neste estado de coisas em Vendas Novas? Ou acha que não vale a pena preocuparmo-nos ... e é melhor deixar andar ... ?

2 comentários:

MouTal disse...

Caro amigo
Como se aproximam eleições (intercalares?) para a Junta de Freguesia de Vendas Novas, se o meu amigo não se importar...eu respondo ao seu desafio, depois de saber qual a abstenção dessa eleição.
Até lá, vá o meu amigo preocupando-se com esses números, porque as forças políticas da nossa terra, parecem não estar preocupadas, e provavelmente fazem as suas projecções pedindo a todos os santinhos que a malta não acorde desta letargia.
Abraço.

bordadagua disse...

Vai haver muita abstenção....inicio de uma quinzena...que já mete férias para alguns...e não só!