quinta-feira, 14 de junho de 2007

Entrevista ao Sr. João Jeremias, candidato do PS - 1ª parte


Perguntas: "Atribulações Locais"
Respostas: Sr. João Jeremias (PS)

Candidato do PS às Eleições Intercalares para a Assembleia de Freguesia de Vendas Novas


1. Porque se candidata a estas eleições? E porque considera importante vir a tornar-se o futuro Presidente da Junta de Freguesia de Vendas Novas?

Apresento-me como candidato à presidência da Junta de Freguesia de Vendas Novas, antes de mais, por ser um vendasnovense que desde sempre acreditou que existem alternativas democráticas ao poder instituído e também em resposta à solicitação feita pelo meu Partido para que encabeçasse a lista concorrente a esta eleição. Fui democraticamente eleito em 2005 pelas listas do Partido Socialista e, enquanto representante do meu eleitorado, tudo fiz para que fosse respeitada a vontade expressa naquele acto eleitoral.

Infelizmente a força política mais votada (embora sem maioria absoluta) não entendeu que o poder, por ser democrático deveria, neste caso, ter sido partilhado, de forma a garantir o bom funcionamento das instituições. Foi esta mesma força política que, estrangulada pela sua incapacidade de diálogo democrático, permitiu que esta situação se arrastasse por 18 meses, sem disso dar satisfação aos vendasnovenses. Foi também esta força política que escolheu cirurgicamente o momento para se demitir e provocar novas eleições.

É, pois, com o sentido de dever e responsabilidade para com aqueles que me elegeram em 2005 e todos aqueles que certamente reconhecerão a verticalidade da minha postura, que me apresento a este acto eleitoral. Esta candidatura é pautada pela minha vontade de mudar os destinos da Freguesia de Vendas Novas, dando-lhe a visibilidade que esta nuca teve, desde o 25 de Abril, junto dos vendasnovenses.

Sou uma pessoa de consensos, que respeita as ideias e contribuições de outros quadrantes políticos mas, acima de tudo, respeitador da vontade soberana expressa no voto. Como Presidente da Junta de Freguesia de Vendas Novas, procurarei sempre o bom relacionamento da Junta com a população, as instituições e os restantes órgãos autárquicos.



2. Que vantagens apresenta a sua lista de candidatos em relação às restantes? Ou seja, porque deverão os eleitores escolher a sua candidatura, no dia 17 de Junho?

Orgulho-me de ter comigo uma equipa de gente dinâmica, jovem e competente. Arrisco afirmar que Vendas Novas nunca conheceu uma equipa com tanto empenho, voluntarismo e maturidade política e pessoal, disposta a conduzir os destinos da Freguesia de Vendas Novas.

Temos candidatos com formação nas mais diversas áreas, pessoas que acreditam que ainda é possível mudar. Mudar com competência e responsabilidade. Esta é uma equipa que não tenciona desistir, uma equipa que não volta as costas aos vendasnovenses e que em tudo se empenhará para desenvolver a nossa Freguesia.



3. Pretende tomar, ou já tomou, algumas medidas no âmbito da sua campanha eleitoral para ajudar a diminuir nestas eleições o elevado nível de Abstenção que se tem verificado em Vendas Novas?

A abstenção sempre foi uma das principais preocupações do Partido Socialista. Sabemos que grandes valores de abstenção só enfraquecem a Democracia e as suas bases fundamentais. Orgulhamo-nos da maior conquista que Abril nos trouxe: a liberdade de podermos escolher, através do voto, quem queremos para conduzir os nossos destinos. Tudo faremos para que assim seja.

Na abordagem que faço aos eleitores tenho tido o cuidado de os sensibilizar para a importância do voto, que, independente da escolha tomada, é importante para a manutenção do sistema democrático.