quinta-feira, 14 de junho de 2007

Abstenção eleitoral: particularidades no caso de Vendas Novas


Para sabermos qual o grau de adesão de uma população ou comunidade ao sistema político, temos que analisar o seu comportamento eleitoral. O mesmo se passa se o nosso objectivo for o de conhecer melhor o funcionamento da democracia representativa ao nível dessa comunidade. É por isso que se torna relevante analisar a importância do papel da Abstenção.

A escolha dos nossos representantes, aqueles que na prática irão determinar o curso de uma parte relativamente significativa dos interesses concelhios, não tem sido uma uma preocupação de todos os cidadãos. A Abstenção em Eleições Autárquicas realizadas em Vendas Novas tem-se manifestado por uma tendência de crescimento. Tanto em valores absolutos, o que já seria de esperar, como em termos relativos (cerca de 18% no princípio dos anos 80 do século passado, 32% no inicio dos anos 90 e 41% no princípio deste século).

Para tal, terão contribuído factores estruturais comuns ao espaço político nacional, mas também aspectos mais directamente relacionados com a estrutura política e as conjunturas locais.

Uma razão objectiva para a Abstenção que se tem verificado ao longo do tempo, refere-se à “Abstenção técnica”. A qual, pelas minhas contas seria em Vendas Novas, no ano de 2001 (aproveitando os Censos.2001 do INE), de aproximadamente 400 (pseudo) eleitores.

Para além desta Abstenção Técnica, tem-se assistido em Vendas Novas à verificação de outras duas razões que, a meu ver, têm contribuído de forma decisiva para os elevados e algo preocupantes níveis de abstenção:
  • o grau de previsibilidade dos resultados eleitorais;
  • o carácter pouco mobilizador das campanhas eleitorais.

Estas duas razões, ambas de “carácter político”, estão entre as que mais têm influenciado uma boa parte dos eleitores do concelho.

Quanto á previsibilidade dos resultados eleitorais, ela tem sido especialmente elevada em eleições autárquicas no concelho. Nestas Eleições.2007 para a Freguesia de Vendas Novas, há indícios de que esta previsibilidade esteja menos presente. O que, em determinadas circunstâncias, poderá levar ao aparecimento de eventuais surpresas eleitorais.

Quanto ao carácter pouco mobilizador das campanhas eleitorais em Vendas Novas, o caso das eleições deste Domingo não é excepção, uma vez que os partidos tiveram muito pouco tempo para se preparar.

Há, apesar de tudo, um indício que poderá favorecer a diminuição da Abstenção: os dois partidos da oposição têm pedido às populações que vão votar, que não se abstenham. Não sei se isso terá consequências práticas, mas é um bom sinal de incentivo à participação nestas eleições.