sexta-feira, 15 de junho de 2007

Entrevista ao Sr. Teotónio Pintor, candidato do PSD - 2ª parte


Perguntas: "Atribulações Locais"
Respostas: Sr. Teotónio Pintor (PSD)

Candidato do PSD às Eleições Intercalares para a Assembleia de Freguesia de Vendas Novas


4. Se a sua lista for a mais votada, quais as medidas que considera primordiais para levar à prática, tendo em atenção os 2 anos de duração do mandato?

No que diz respeito a esta questão, as nossas propostas são as constantes no folheto que distribuimos à populção e que passo a indicar:
  • Tratar convenientemente os espaços públicos visando a segurança e conforto dos utilizadores e requalificar urbanisticamente áreas do tecido urbano central da freguesia.
  • Promover junto das escolas, a sensibilização para a limpeza dos espaços públicos e para a reciclagem.
  • Melhorar a limpeza pública, providenciando uma mais frequente lavagem dos contentores.
  • Instalação, em toda a Freguesia, de mais ecopontos e proceder à instalação de contentores subterrâneos para o lixo nos bairros novos e expandir, posteriormente, à restante freguesia.
  • Promover, em conjunto com a Câmara Municipal, junto das entidades competentes a intenção da criação de um centro para pessoas portadoras de deficiência no Concelho.
  • Disponibilizar mais meio e recursos no apoio aos idosos, jovens e pessoas com deficiência;
  • Promover parcerias com várias entidades para a criação de uma rede de apoio domiciliário aos mais desfavorecidos, com vista à erradicação da pobreza e ao combate ao isolamento social, com particular atenção à população mais idosa.
  • Promover, em conjunto com a Câmara Municipal, o estabelecimento de uma rede interna de transportes.
  • Privilegiar o diálogo, a gestão participada e o relacionamento entre a Junta e os munícipes.
  • Desenvolver actividades extra-escolares no ensino básico, com a criação de Centros de Ocupação de Tempos Livres (OTL) para crianças e jovens.
  • Reforçar a instalação de sinalização, passadeiras seguras e sistema de iluminação, em especial junto às escolas, recintos desportivos e N4
  • Criação do quadro de excelência dos alunos da freguesia.
  • Melhoria dos equipamentos e mobiliário das EB1 e Jardins-de-infância.
  • Apoiar o desenvolvimento do Desporto e da Cultura dando a iniciativa às colectividades
  • Estabelecer, em parceria com a autarquia, a Carta de Princípio de apoio ao associativismo para que de forma justa seja prestado apoio às colectividades.
  • Promover localmente, nos espaços públicos, e em parceria com instituições e agentes culturais, eventos artísticos das diversas expressões.
  • Intervir junto das entidades competentes com a finalidade de dotar o Concelho com um Serviço de Urgências Básicas (SUB).
  • Participar em parceria com as respectivas entidades nas acções de saúde pública local.
Todas elas são importantes e requerem a nossa atenção.



5. Nos últimos anos, têm sido sistematicamente tornados públicos pelos partidos da oposição na Assembleia de Freguesia, protestos em relação à chamada “Política de Subsídios” seguida pelos executivos de maioria CDU.

Se a sua candidatura ganhar estas eleições e, em consequência, for você o novo Presidente da Junta de Freguesia de Vendas Novas, o que tenciona propor em relação a esta temática?

Consta no nosso programa eleitoral que pretendemos apoiar e desenvolver o desporto e a cultura dando a iniciativa às colectividades.

A criação da carta de princípios de apoio ao associativismo é fundamental para que haja transparência no modo e na forma como se atribuem os apoios, e desta forma permitir que não haja dois pesos e duas medidas na atribuição dos mesmos.

Pretendemos discutir em Assembleia de Freguesia, um conjunto de critérios a aplicar sempre que nos sejam solicitados subsídios e apoios, a bem da clareza e justiça entre as muitas instituições vendasnovenses com quem pretendemos colaborar.



6. Aproveite para escrever aqui o que diria aos eleitores de Vendas Novas, se apenas tivesse à sua disposição um minuto para se lhes dirigir pessoalmente.

Como todos sabem, de há 30 anos para cá, os destinos do concelho estão sob gestão Comunista e sempre com maiorias absolutas. Basta!

Parece-me que este é o momento ideal para confiarem em mim e na equipa que sustenta este projecto.

Sabem que sou uma pessoa séria, determinada e que não gosta de fazer promessas sem as poder cumprir.

O tempo tem demonstrado, desde que cheguei a Vendas Novas, a minha disponibilidade para servir de forma desinteressada a comunidade Vendasnovense, sendo disso exemplo a obra que tenho no campo social.

Peço-vos, deste modo, um voto de confiança neste projecto, pois é o que melhor poderá assegurar um órgão autárquico mais independente e próximo de todos os vendasnovenses.

Não fiquem em casa no próximo Domingo.

Votem PSD.