.
INFORMAÇÃO À POPULAÇÃO
Dia 4 de Dezembro, durante a manhã
A Câmara Municipal de Vendas Novas
.
Publicado por
João Fialho
às
22:03
9 comentários
Publicado por
Anónimo
às
21:20
...ainda não há comentários!

Foi na Sexta-feira passada, o dia estava ventoso e chovia.
Publicado por
MouTal
às
15:34
24 comentários
.
.
Publicado por
João Fialho
às
22:54
5 comentários
Categorias: Blogue
.
AVE MAGNIFICENTE
Começa novo dia a despontar
Chega o sol e a noite se vai embora
P'las árvores do meu bairro ave canora
Canta e que lindo é esse cantar
E fico embevecido a escutar
A magnificente ave cantora
Que faz mais bela a clara aurora
E harmonioso meu despertar
E a melodia da excelsa ave
Embebe-me a alma de profundo amor
E o lindo canto anseio que não mais acabe
Que me origina doce torpor
Acordar assim que bem que sabe
E cismo, são manhãs de Nosso Senhor
João M. Grazina ( Jodro )
Publicado por
João Fialho
às
19:12
2 comentários
Categorias: Poesia

Tratou-se de uma organização levada à prática por 8 (oito) jovens que frequentam o Curso de Educação e Formação de Técnicas de Organização de Eventos da Escola Secundária de Vendas Novas. Essa organização foi partilhada essencialmente com duas das suas professoras: Aurora Costa (coordenadora do curso e que apresentou a ideia) e Esmeralda Baleizão. Todo o trabalho de limpeza e preparação da sala, bem como do arranjo das mesas e de todo o espaço em que se realizou o evento, esteve a cargo dos alunos e das suas professoras.
Publicado por
João Fialho
às
18:14
3 comentários
Publicado por
João Fialho
às
00:01
6 comentários
Publicado por
sarutla
às
01:17
27 comentários
Categorias: Urbanismo
Publicado por
João Fialho
às
01:16
...ainda não há comentários!
.
Tem-se realizado desde há vários anos em Vendas Novas, uma iniciativa do município a que prosaicamente se convencionou chamar "Recepção aos Professores". Sendo uma daquelas inovações politicamente correctas, não faltam os municípios que a ela decidiram aderir. Por todo o país e governados por pessoas de todos os partidos. Trata-se, portanto, de uma adesão (quase) generalizada.
Publicado por
João Fialho
às
07:59
17 comentários
Categorias: Política
Publicado por
João Fialho
às
19:46
5 comentários
Categorias: Poesia

Publicado por
João Fialho
às
19:29
7 comentários
Categorias: Arte
Publicado por
João Fialho
às
18:04
5 comentários
Categorias: Blogue
.
Este é um livro sobre "Política" e sobre "Políticos", cuja leitura aconselho vivamente. Não só aos nossos políticos locais como a todos os candidatos a políticos e aos que, mesmo não gostando da política, querem perceber melhor o que é, como funciona entre nós e como afecta as nossas vidas.
Publicado por
João Fialho
às
18:00
45 comentários
Categorias: Política

Sem uma boa formação profissional, não lhe seria possível trabalhar num hotel de cinco estrelas, o Pestana Palace , um "hotel de charme" em Lisboa onde os preços da estadia são bastante altos, e os seus trabalhadores são altamente classificados.
Publicado por
MouTal
às
18:56
10 comentários
Categorias: Personalidades
.
Hoje, dia 11 de Novembro, comemorou-se o 88.º Aniversário do Armistício da I Grande Guerra. Em Vendas Novas, teve lugar uma cerimónia comemorativa em honra dos antigos combatentes, realizada junto ao "Monumento aos Combatentes" no jardim da Escola Prática de Artilharia, em que participaram o Exército Português (elementos da EPA) e a Liga dos Combatentes em Vendas Novas.


Publicado por
João Fialho
às
18:42
10 comentários
AMOR DESABROCHANDO
Amor num coração desabrochando
Como em lindo jardim meiga flor
Sempre se voltando p'rá luz em fulgor
Tal o coração ao amor se inclinando
São as forças naturais dominando
Os seres vivos à sua lei com rigor
O coração a sensibilizar ao amor
A flor à luz que vai forjando
Quando no coração amor acontece
É como estrela que nele resplandece
A iluminá-lo graciosa, bela,
É como a flor ao sol a reabrir
Diva deslumbrante a terra a colorir
De tons maviosos que de si descerra
João M. Grazina (Jodro)
Publicado por
João Fialho
às
00:01
1 comentário
.
Henrique Sertã, 82 anos, as palavras são sempre poucas quando se fala de um homem como este. Nascido e criado na Landeira sempre se demarcou dos demais pelo carinho especial que tem pela terra que o viu nascer, a Landeira. Fundador do Futebol Clube Agricula Landeirense, hoje Sporting Clube da Landeira. Dinamizador da recuperação da Igreja da Nossa Senhora da Nazaré e sobretudo um dos responsáveis pela muita da informação documentada conseguida sobre a Landeira. Aqui fica o registro duma tarde de domingo á conversa com Henrique Sertã.
Naquele tempo, o que havia para as mulheres lavarem a roupa era o chamado pego, que era na fonte velha. A fonte velha e o cemitério foram construídos no mesmo ano, tem a mesma idade, foi no ano de 1897. A Landeira pertencia a Alcácer do Sal quando estas duas coisas foram construídas. Até lá, as pessoas eram enterradas no cemitério à volta da igreja. O crânio que se encontra dentro da igreja foi encontrado quando se canalizou a água junto desta.
Publicado por
Guilherme Ferreira da Costa
às
10:15
7 comentários
Publicado por
MouTal
às
13:00
23 comentários
.
Comboio a vapor!... o grande avanço tecnológico em matéria de transportes terrestres, de meados do século XIX…
“Companhia dos Caminhos de Ferro ao Sul do Tejo – caminho de ferro Barreiro – Vendas Novas com ramal para Setúbal – capital de 1.4000.000 Reis, dividido em 14.000 acções de 100 mil Reis – este título de 100 mil Reis, pertence ao Ilmo. Sr. Francisco Melo Soares de Freitas. Por conta tem pago até esta data 80%, assim tem recebido os juros vencidos até esta mesma data. O possuidor deste título tem direito aos juros e lucros que lhe pertencem, conforme o Artº 14º dos Estatutos da Companhia – Lisboa, 31-12-1858 – os Directores: Costa Ramos, António Gomes, João Pedro Costa”.
entine, representante da “Companhia Inglesa” de Mengles, Chapman, Netman e Towsend. Mas a nova linha foi construída na bitola de 1,66m, imposição de D. José Salamanca, por ser essa a bitola espanhola. Com a bitola de 1,44m do Barreiro a Vendas Novas e de 1,66m a partir daqui, era necessária a mudança de comboio na estação de Vendas Novas, com transbordo de passageiros, bagagens e mercadorias, tornando-a numa das mais importantes ao sul do Tejo… Em 1867 um litígio entre o Estado e a Companhia levou o tribunal arbitral a dar razão ao Estado, que entrou na posse do património da companhia inglesa por 2.376 contos e 653 mil Reis. Só então foi unificada a bitola da linha…
Com o comboio a chegar a Vendas Novas e depois a seguir para o sul, a terra entra numa fase de grande desenvolvimento. Muitas empresas, em especial da área corticeira, interessam-se pela aldeia, pois o caminho de ferro era um meio rápido e fiável para a recepção de matérias primas para as suas fábricas e de exportação de produtos manufacturados para o país e estrangeiro, dada a proximidade e ligação aos portos de Setúbal e Lisboa.
Publicado por
MouTal
às
18:00
9 comentários
.
Quando há cerca de 23 anos cheguei a Vendas Novas, só existia um jornal local: o “Notícias de Vendas Novas”. O qual foi publicado ao longo de vários anos, creio que de forma ininterrupta. Tanto quanto me consegui aperceber, a sua existência devia-se no essencial a alguns, poucos, vendasnovenses que nele encontravam um misto de teimosia e orgulho, para que Vendas Novas continuasse a desfrutar de imprensa local. Era então, e foi-o durante muitos anos, o único órgão de imprensa escrita existente em Vendas Novas. O seu director era na altura o Sr. Cadete Madeira, tendo posteriormente sido substituído pelo Sr. Lino Alves, aos quais aproveito aqui para enviar amigas e cordiais saudações.
Quanto á linha editorial seguida pela “Gazeta de Vendas Novas”, noto uma evidente preocupação em mantê-lo um jornal isento e relativamente neutro. Esta isenção vejo-a na perspectiva de se manter equidistante em relação aos partidos políticos locais, o que de certa forma tem conseguido. Já a neutralidade, tenho-a como uma determinada forma de lidar com assuntos polémicos ou controversos. No caso da Gazeta de Vendas Novas, tal neutralidade tem-se manifestado por uma tendencial ausência de publicação dessas questões de carácter local.
Publicado por
João Fialho
às
00:01
29 comentários
Publicado por
João Fialho
às
01:49
15 comentários